terça-feira, 1 de novembro de 2011

Feio não é copiar, feio é ficar como está

Hoje é dia de Uefa Champions League. E sempre em dias como esse, aliás, semanas como essa, que começam com UCL na terça, completam-se os jogos na quarta e, para finalizar, na quinta tem a Europa League, eu fico meio pensativo. Penso aqui na América do Sul.

Como a Libertadores é simplesmente nada, perto da UCL. Sim, é isso mesmo. Vamos começar nos sorteios. Como é possível realizar um sorteio sem saber quais são todos os clubes participantes? É ridículo ter o sorteio com PERU 1, BRASIL 5, ARGENTINA 3, entre outros. Não é tão difícil esperar os campeonatos nacionais acabarem, realizar um sorteio para a fase preliminar. Classificou? Ótimo, vamos a outro sorteio e vejamos quais serão os grupos. Será que seria algo tão complexo para a Conmebol?

Quanto as brigas nos estádios...é outra palhaçada que acontece aqui na América do Sul. Tem estádios que a torcida fica bem próxima ao gramado tanto aqui quanto na Europa. A diferença é o respeito e pena para algo errado. É simples. Invadiu estádio na Inglaterra, é prisão e não volta aos estádios. Mas em relação ao comportamento de uma massa, a torcida joga pedra, joga copo, jogo o que tiver na mão, aqui na Libertadores. Nada acontece com o clube, não interdita o estádio, não proíbe de ter torcida no próximo jogo, NADA. Lamentável. Não é simplesmente porque o futebol é algo apaixonante, que deve ser algo ridicularizado e escrachado por uma minoria besta.

Indo até a Sul-Americana. É uma competição que, para nós, do Brasil, não tem importância alguma a não ser o dinheiro. A maioria dos torcedores preferem que o clube seja logo eliminado e foque o campeonato Brasileiro. Realmente é algo triste isso, afinal uma competição internacional não ser levada a sério, é porque algo está errado. Aí, cabe as máximas autoridades do futebol dos países participantes se unirem para chegar a uma decisão unânime para aumentar a importância de tal torneio. Uma coisa interessante seria mesclar o torneio logo no início. Esse método de fase nacional e depois fase internacional só mostra a falta de importância dada. Para um clube com poucas aparições internacionais, é ótimo estar disputando uma partida aqui no Brasil. Não importa se for goleado, mas está levando o nome de sua entidade para outro lugar. Já seria um ótimo começo. E, lógico, resolver um número exato de times participantes. É simplesmente ridículo, apenas dois clubes não participarem de nada no próximo ano, aqui no Brasil. Lógico, estou descartando os quatro que caíram. A Sul-Americana tem que ser um objetivo difícil, para dar maior competitividade ao nacional. Um clube na 10ª posição, sem chances de título ou Libertadores, não precisa fazer praticamente nada para se classificar para a segunda competição continental. Isso diminuiu o nível do Brasileirão.

Enfim, sonhar que a Conmebol chegará perto da UEFA um dia, não é tão utópico, mas esperar alguma ação dos nossos digníssimos presidentes de confederações aqui na América do Sul, é complicado. Simplesmente inadmissível um cidadão estar no comando por mais de duas décadas. LAMENTÁVEL.

Um comentário:

  1. Aí a situação fica complicada! Não é à toa que as emissoras têm lutado com unhas e dentes pela transmissão de UEFA Champions e Europa Leagues!

    Abraço!
    BritFoot

    P.S.: Tenho saudades da Copa da UEFA.

    ResponderExcluir