sexta-feira, 26 de abril de 2013

Onde ainda há futebol...


       Estamos chegando ao fim da temporada europeia e é normal que os campeonatos nacionais já possuam seus campeões. Na Inglaterra, o United já garantiu seu 20° título; na Alemanha, o poderoso Bayern de Munique bateu recordes e foi campeão com cinco rodadas de antecedência. Entretanto, há lugares ainda que não temos os campeões e digo mais, os campeonatos ainda têm uma certa emoção.

       Começando pelos menos competitivos, na Espanha, o Barcelona pode se tornar campeão já nesse fim de semana, também com cinco rodadas de antecedência. Para tal, o time catalão precisa ganhar e torcer para uma vitória do Atlético de Madrid no derby da capital. O jogo será no Vicente Calderón, mas isso não significa nada, afinal o primo pobre não vence um clássico desde 1999.

       Na Itália, a Juventus também conta os dias para levantar o scudetto. E pode ser nesse final de semana. No sábado o Napoli enfrenta o último colocado Pescara, caso o time azzurri não vencer, a velha senhora entra em campo no domingo para ser campeã. E para melhorar o ânimo do time de Turim, o jogo será contra o Torino. E, mesmo jogando fora de casa, a Juventus tem total capacidade de se consagrar campeã. Afinal, pior que o clássico de Madrid, o Torino não vence sua rival desde 1995.

       A situação também está quase definida na França. O mais novo rico PSG pode ficar muito próxima do título após 19 anos de jejum. Caso os comandados de Ancelotti vençam e os dois Olympique, tanto o Marselha quanto o de Lyon percam, o título não poderá ser oficializado apenas devido os critérios de desempate. O Olympique Marselha joga sábado fora de casa contra o Lorient(7°), no domingo o Lyon recebe o Saint-Étienne(4°) em briga direta por vaga na UCL. Fechando a rodada, os líderes da capital visitam o Evian(16°) time que os eliminou recentemente na Copa da França.

       Faltarão três rodadas após o fim de semana na Turquia. E o Galatasaray, recém eliminado da UCL, pode levantar a taça já no domingo. Em jogos no mesmo horário, os líderes visitam o Gaziantepspor(11°) enquanto o Fenerbahçe recebe o Kayserispor(7°). Uma vitória do time de Drogba e Sneijder e a não vitória do ex-clube do meia Alex(Coritiba), garante o título para o clube do camisa 10 Felipe Mello.

       Na Holanda também é final de semana que pode ter campeão. Entretanto a situação é um pouco mais complicada. O líder Ajax, que joga fora contra o NAC Breda(13°) precisa, além de vencer seu jogo, contar com derrotas de PSV e Feyenoord. O time de Eindhoven encara o Groningen(8°) em casa, já o Feyenoord recebe o Heracles(9°). Enfim, parece que a decisão do título ainda será adiado por mais uma rodada.

       Um pouco mais emocionante, na gelada Rússia o campeonato pode ficar mais acirrado após a próxima rodada. O líder CSKA Moscou, que vem de dois empates seguidos visitam o forte time do Rubin Kazan(5°). É certo que o título não sai nesse fim de semana, mas o Zenit pode adiar mais ainda. Em uma grande sequência de vitórias, o time de Petersburgo visitam o Kuban Krasnodar(7°) que vem de cinco empates seguidos. Portanto, após a 26ª rodada é provável que o campeonato fica bem mais disputado.

       Por fim, o campeonato dos nossos amigos portugueses vai se aproximando do fim e o Benfica vai ficando perto do título. É mais um caso que a taça não será erguida ao fim da rodada. Com quatro pontos a frente do Porto, o Benfica sai de casa para jogar contra o Marítimo(8°) na segunda feira. Ou seja, o time da Luz já saberá o resultado do Porto, que joga em casa contra o Vitória Setúbal(11°). É provável que ambos times vençam seus jogos e o título adie até a penúltima rodada pelo menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário