segunda-feira, 5 de março de 2012

Mais um refém de um elenco rico e envelhecido

O domingo foi movimentado em Londres. Não foi pela partida excelente entre Tottenham e Manchester United, e sim, pela notícia já esperada da demissão de Villas-Boas. Após 38 partidas feitas, o jovem técnico português foi demitido por Abramovich.

O manager de apenas 34 anos não conseguiu os bons resultados com o Chelsea. Foram apenas 19 vitórias e 9 derrotas com um elenco que, pelos nomes, merece muito mais resultados positivos. A verdade é que Villas-Boas foi refém de uma equipe cheia de estrelas e de um plantel envelhecido.

Quanto às estrelas, Lampard, Cech, Drogba, entre outros nomes são jogadores que possuem palavra forte no vestiário, principalmente o primeiro. E o ex-técnico não conseguiu ter bons relacionamentos com alguns desses jogadores. Lampard, por exemplo, foi a público declarar que realmente não suas ideias não "batiam" com os pensamentos de Villas-Boas. Se um técnico não consegue controlar o vestiário do seu clube, certamente não conseguirá êxito em campo. Está aí um dos motivos da falta de sucesso no Chelsea.

Outra razão que considero bem crucial para o insucesso de Villas-Boas é o plantel, ou melhor, a idade do plantel. Com muitos jogadores que estão na equipe desde o início da era Abramovich, é óbvio que a idade um dia chegaria. Atletas beirando ou já ultrapassando os 30 anos, a equipe londrina começa a passar por uma transição em seu elenco. A mistura entre jovens jogadores e experiência deverá ocorrer com calma, portanto as vitórias podem sim, demorar a vir. Com isso acredito que o português demitido tenha sido prejudicado e não tenha recebido tempo suficiente para obter um melhor grupo.

A verdade é que o problema não é mais do ex-técnico do Porto. Villas-Boas está desempregado e Roberto Di Matteo, assistente técnico, assume interinamente o comando do Chelsea. O italiano não deverá ter vida fácil, visto que, a quarta posição na Premier League é do Arsenal e a vantagem no jogo de volta das oitavas da UCL é do Napoli. Boa sorte a Di Matteo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário