quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um esporte da mente que infelizmente não é tratado como deve

Na madrugada de terça para quarta, ou seja, do dia 8 para o dia 9 deste mês, o mundo conheceu o mais novo campeão mundial de Poker. O Alemão Pius Heinz de apenas 22 anos se consagrou o grande vencedor do Main Event da World Series of Poker.

Para explicar o quão importante em valores e números é o evento, alguns dados desta edição. Foram 6865 jogadores inscritos, que pagaram para participar do torneio, 10 mil dólares. A premiação total, que fora distribuída entre 693 jogadores, foi de mais de 64 milhões de dólares. O evento durou 13 dias na sua primeira fase. Nessa fase, que foi jogada de 7 até 19 de Julho, o número de jogadores se reduziu para apenas 9, para se jogar a mesa final. E essa mesa final foi disputada em dois dias. No dia 6 de Novembro mais seis jogadores foram eliminados. E, finalmente, no dia 8 conheceu-se o grande vencedor. O Alemão levou quase 9 milhões de dólares.

Lógico, é válido a informação do grande campeão. Mas a minha intenção hoje não é essa. Jogo Poker, acompanho Poker, leio sobre Poker, portanto eu já sabia sobre o evento e pela manhã do dia 9 fui atrás do grande vencedor, para me informar. Mas tem muitas pessoas que jogam, gostam, mas não querem saber muito de notícias sobre o esporte. Totalmente aceitável, entretanto quando se tem um torneio como esse, de porte mundial, o que os jogadores de Poker mais querem, é que tratem o jogo como um esporte. Infelizmente não é assim no Brasil. A maior mídia no nosso país, ou seja, que, infelizmente, serve de influência para muitas pessoas não tratou o Poker como esporte. Segue abaixo a notícia. É bom lembrar que as notícias em vermelho são notícias em geral. A cor verde é utilizada no site para informar a respeito de esportes.

O Poker já foi reconhecido mundialmente como um esporte da mente. Isso significa que o Poker está no mesmo patamar que o Xadrez. Não estou aqui para comparar os dois esportes, e sim para aumentar a palavra dos jogadores de Poker no Brasil. Convenhamos que concurso seria uma das últimas palavras que gostaríamos de ler. O que aconteceu em Las Vegas foi um torneio, um campeonato, onde o melhor venceu, ou talvez nem foi o melhor, mas aquele que juntou habilidade e sorte, como em qualquer outro esporte. Certamente um simples amador não iria conseguir um jogo mental e habilidoso como os nove jogadores da mesa final. Isso quer dizer que sim, o Poker é um esporte, merece ser reconhecido como esporte e merece mais atenção no Brasil. É bom lembrar que meu primeiro post no blog foi a respeito do Poker, afinal André Akkari venceu seu primeiro bracelete na WSOP.

Espero que os jogadores de Poker do Brasil cresçam e ajude o jogo a se alastrar pelo país e, quem sabe um dia, ser reconhecido como esporte.

Um comentário: