domingo, 27 de novembro de 2011

Palavras fortes para um time pequeno

A semana inteira o Brasil inteiro estava na expectativa da rodada de hoje do Brasileirão. A possibilidade do Corinthians ter sido campeão contra o Figueirense foi discutida de várias maneiras. Muitas pessoas não acreditavam que o clube paulista pudesse vencer no Orlando Scarpelli, entretanto outros pensavam que, além de vencer, o Vasco iria, ao menos, empatar com o Fluminense, o que daria o pentacampeonato para a Fiel.

Só que tivemos uma declaração ainda mais importante, aliás, uma opinião, uma afirmação que achei merecida de comentários. O técnico Jorginho, ex-assistente de Dunga na última Copa do Mundo, agora treinador do Figueirense afirmou que o Corinthians não sairia de Santa Catarina com o título, o que dá a entender que não sairia com a vitória. Entendo perfeitamente que o jovem treinador gostaria de passar confiança aos seus jogadores, ou até mesmo mudar o foco da partida para o seu time, que não vinha recebendo importância alguma. Pode ter sido um ato de inveja, por não estar ouvindo e lendo o nome de seu clube nos noticiários esportivos.

Entretanto a "tática" não foi bem sucedida. Num primeiro tempo de muitos erros de ambos os lados, ficou visível o nervosismo do clube catarinense. Jogadores, que até então vinham se destacando, não fizeram boas aparições. No segundo tempo a situação ficou mais complicada. O Corinthians voltou a campo com entusiamos e com garra para buscar o resultado e ser campeão fora de casa. Isso abafou ainda mais o Figueirense, que teve pouquíssimas oportunidades para marcar. E o que estava ruim, piorou. Após levar o gol de Liédson, o time que iria impedir o título paulista entrou em desespero. Não conseguia infiltrar na defesa corintiana, tocava bolas sem objetivo e viu seu torcedor comemorar gol do Vasco.

Enfim, voltando a frase de Jorginho, ficou bem claro que poucas palavras ditas durante a semana influenciaram no jogo. A pressão nos jogadores catarinenses foi visível. É preciso ser maduro e ter peito para afirmar que o Figueirense é, ainda, um time pequeno, é uma surpresa nesse louco Campeonato Brasileiro e que não está preparado para certos momentos de decisão. E, na mesma maturidade que digo isso, afirmo que Jorginho vem fazendo um excelente trabalho, e torço para que o clube vá à Libertadores, por todo um excelente segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário