sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Vencer para salvar o ano!

Domingo teremos, finalmente, o vencedor do Campeonato Brasileiro. Além do título, conheceremos todos os clubes que irão à Libertadores, que irão disputar a Série B ano que vem, e clubes que vão jogar a Sul-Americana. Seriam disputas normais caso a CBF não tivesse colocado todos os clássicos regionais para serem jogados nesta última rodada.

Com essa rodada, não só decisiva, mas também de clássicos, a gente começa a perceber que times que tiveram um ano ruim, podem se redimir com sua torcida. Clubes como Palmeiras, Atlético-MG, Coritiba, Flamengo, entre outros, podem, além de vencer seus jogos, podem atrapalhar planos de seus rivais. Isso me leva a frase do título. A vitória dessas equipes será, na verdade, ver seus rivais sem o objetivo da temporada.

Começando por baixo, a Arena do Jacaré receberá o grande clássico Cruzeiro e Atlético Mineiro. A Raposa depende apenas de si própria. Basta vencer que se garante na A, entretanto, caso o empate seja o resultado final, tem que torcer por derrota ou empate do Ceará. Mas enfim, Atlético e Cruzeiro é o maior clássico de Minas, um dos maiores do Sudeste. O Galo não teve um grande ano também. Está a 1 ponto da Sul-Americana, para não depender de resultados e com certeza, após um ano complicado, com rodadas na zona do rebaixamento, a maior felicidade que o clube pode dar aos torcedores, é a vitória no clássico para rebaixar o Cruzeiro.

Seguindo na parte inferior da tabela, teremos na Arena da Baixada, o jogo entre Atlético Paranaense e Coritiba. A situação desse jogo é mais interessante ainda. O Coxa precisa vencer para ir à Libertadores. E o Furacão precisa dos 3 pontos para tentar escapar do rebaixamento, além do auxílio de outros resultados. Será a quarta partida entre os dois no ano. Já foram duas vitórias do Coxa e um empate. O Coritiba, que começou o ano muito bem, batendo recorde de vitórias seguidas, teve um segundo semestre não tão bom quanto o primeiro, deixando os torcedores um pouco frustrados em relação aos objetivos do clube para a temporada. Entretanto, no jogo de domingo isso pode mudar. Além de conseguir a vaga na Libertadores - depende apenas de si - pode, também, rebaixar seu rival. Será com certeza uma grande alegria para seus torcedores.

Indo para o meio da tabela, um dos maiores clássicos do mundo, o maior do Brasil, na minha opinião, terá decisão de Libertadores. No Beira Rio, o Internacional recebe o Grêmio. A busca do Colorado é pela principal competição continental, já o Tricolor já está garantido na Sul-Americana. Cada Gre-Nal é uma final em Porto Alegre, portanto, uma vitória do Grêmio, no Beira Rio, seria como levantar um troféu na casa adversária. A não ida do clube Colorado para a Libertadores, com certeza será a maior alegria do ano para os Gremistas.

Outro jogo que interessa a parte da Libertadores é Avaí e Figueirense. A partida será na Ressacada. E será uma excelente oportunidade de salvar o terrível ano do Leão. O clube mandante já está rebaixado e com a última posição garantida, entretanto o Figueirense ainda sonha com Libertadores, caso vença e torça por derrotas ou empates de Coritiba e Internacional. Para o Avaí não importa se o Figueira precisa de outros resultados, o que a equipe azul e branca quer, é vencer para impedir a classificação inédita do seu rival à competição continental. Apesar do fraquíssimo Campeonato Brasileiro para o Leão, com certeza uma vitória no clássico ajudaria a amenizar a situação com a torcida.

Finalmente chegando a parte superior da classificação, o Engenhão será o palco de Vasco e Flamengo. O clube Cruzmaltino vai pra cima do Urubu para, além de vencer, tentar contar com a derrota do Corinthians para ser campeão brasileiro. A situação é realmente complicada, pois não é um resultado só, que garante o título dos cariocas. Para o Flamengo, a disputa ainda é pela Libertadores. O clube Rubro Negro precisa de 1 ponto para se garantir na competição continental. Mas isso parece ser segundo plano no objetivo do time de Ronaldinho Gaúcho. O desejo dos torcedores é, na verdade, atrapalhar a pequena chance de título vascaíno.

E, no jogo mais visado do domingo, chegamos ao grande Derby Corinthians e Palmeiras. É difícil encontrar algo contra o Corinthians. O jogo será no Pacaembu, com mando de campo alvinegro. Um empate garante o título e o Palmeiras não visa nada. Nada entre aspas, afinal, após um terrível ano para o Verdão, com crise, com polêmicas, com jogadores problemáticos, com briga entre torcida e jogador, o que resta a equipe liderada por Marcos Assunção, é vencer o clássico para impedir o título do rival. Ao Corinthians, além de ser campeão, será uma vitória no clássico, ou seja, a famosa faixa de campeão será "entregada" pelo maior rival. São pequenos detalhes, mas que agitam o clássico antes mesmo do apito inicial.

Serão 10 jogos, com objetivos diferentes, mas com desejos iguais, vencer para ver o rival se dar mal. Os objetivos variam, vão desde evitar o rebaixamento até o título do campeonato. Mas com certeza, com esses grandes clássicos, muitos vão esquecer o real objetivo, somente para torcer contra o rival. E, além da vitória nos clássicos, muitos times buscarão a salvação de um ano para ser esquecido. Com certeza teremos 10 incríveis jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário