sábado, 17 de dezembro de 2011

Barcelona contra Santos ou Messi contra Neymar?

Domingo, às 8h30min no horário de verão brasileiro, começará a partida entre Barcelona e Santos. Certamente um dos jogos mais esperados do ano. Esperado lógico, pelo encontro entre Neymar e Messi, o melhor do Brasil e o melhor do Mundo, respectivamente. É bom ressaltar que, o esperado do jogo é justamente esse confronto de jogadores e não a disputa entre as equipes em si.

É interessante falar sobre esse jogo justamente pelos jogadores diferenciados que ambas equipes tem, mas ao mesmo tempo, pela diferença técnica entre os dois times. É mais que indiscutível que, o Barcelona, é a melhor equipe do mundo. E o Santos, por mais brasileiro que seja, é inferior a equipe catalã. As chances existem para ambos, óbvio, mas não é errado afirmar que o Barcelona é sim, superior e favorito. O confronto é esperado também, por ter o encontro entre dois grandes técnicos. Guardiola já enfrentou Mourinho, Fergunson, entre outros, agora terá pela frente Muricy Ramalho, para muitos o melhor técnico brasileiro da atualidade.

Quanto ao confronto das estrelas, Messi e Neymar, é bem curioso o que se ouve nas ruas, na mídia, em conversas de bar, entre outros. Neymar é sim, um jogador espetacular, mas ainda tem muito o que provar. Já Messi, duas vezes melhor do mundo e provável vencedor do prêmio para este ano, possui em seu currículo vários títulos, vários recordes e várias conquistas pessoais. Muitos falam que Neymar é mais criativo, menos previsível, entretanto, ainda com toda sua previsibilidade Lionel Messi segue cortando para a esquerda, driblando a maioria dos defensores e marcando gols e dando assistências. Outra grande diferença entre os jogadores é o que cada um pode fazer. Explicando melhor, Neymar é ótimo em marcar gols, correr, driblar e finalizar. Messi, consegue juntar tudo que Ganso, o próprio Neymar e Borges fazem. O argentino é um grande pensador para o Barcelona, dando assistências mortais. Além disso, é um ótimo driblador, assim como Neymar. E, para concluir, marca gols como o artilheiro Borges. Lionel é um dos artilheiros do Campeonato Espanhol e possui uma incrível média de gols pela Uefa Champions League.

É inevitável a comparação entre os dois atletas, mas também é bem claro que, Messi é muito superior a Neymar, em vários aspectos. Sim, o garoto santista pode chegar ao nível de Messi, mas ainda faltam glórias, conquistas, títulos entre outros.

Voltando ao jogo, após esse longo parágrafo de comparações, o Barcelona vai para a partida com desfalques não tão importantes, mas com a vantagem de estar mais descansado. O Santos jogou com o time titular contra o Kashiwa Reysol, já a equipe campeã da Europa enfrentou o Al Sadd com alguns reservas, poupando algumas estrelas. Jogadores como Daniel Alves, Piqué, Xavi e Fábregas não entraram em campo. A dificuldade da equipe brasileira será em marcar o Barcelona no campo de defesa. Muitas equipes grandes que vem enfrentando o time de Guardiola utilizam tal tática, de marcar na defesa adversária, entretanto, é sabido que é desgastante para a equipe marcar todo o tempo dessa forma, além de abrir alguns espaços atrás, o que pode ser perigoso numa saída de bola rápida e eficiente catalã.

Creio que essa seja a maior dificuldade, afinal é assim que o Barcelona consegue vencer seus jogos. Com o toque de bola envolvente, com passes curtos e enfiadas perfeitas para seus atacantes, o melhor time do mundo vem incomodando muitos adversários e complicando a vida de muitos técnicos. Outra opinião que tenho é quanto a ofensividade santista. Esperar o Barcelona na defesa é arriscado, mas é uma opção caso sobre um contra ataque. E ir para cima dos espanhóis também possui um risco, afinal atacar sempre abre espaços defensivamente, facilitando o ataque adversário.

Por fim, antes de uma conclusão, respondendo a pergunta do título, acredito que a partida para a mídia é bem mais interessante pelo encontro dos jogadores, porém, devemos nos atentar as equipes. Os esquemas táticos que serão montados para o jogo podem ofuscar tanto Neymar quanto Messi, portanto sem dúvidas o confronto entre os times deve ser mais valorizado do que o confronto dos jogadores.

É interessante ficar tentando encontrar formas de parar o Barcelona. Algumas equipes já foram felizes, jogando muito bem contra eles, mas ainda assim não conseguem vencer. É um time muito bem postado e montado, portanto não será nada fácil para o Santos de Muricy. Repito, as chances existem, mas com certeza o favoritismo é do Barcelona. Para sabermos o resultado final, somente no domingo mesmo. Excelente jogo para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário