quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Quantas vezes escolheremos o segundo?


Pela terceira vez o argentino Lionel Messi foi eleito o melhor jogador de futebol do Mundo. E pela primeira vez o prêmio veio de forma consecutiva. Algo próximo disso ocorreu nos anos 1983, 84 e 85, quando Michel Platini foi eleito três vezes o melhor jogador, mas pela revista francesa France Football, ou seja, o Ballon D'Or.


Bem, a pergunta a ser feita agora é: mais quantas vezes Lionel Messi será o melhor do mundo? Lio possui apenas 24 anos e já é o segundo maior artilheiro do Barcelona. É fato que suas atuações pela seleção nacional não são tão marcantes quanto àquelas no clube, mas não é exagero nenhum dizer que o time onde joga é melhor e mais convidativo à ele do que sua própria seleção. Com isso é totalmente aceitável, afinal ninguém consegue jogar sozinho.

É difícil imaginar La Pulga, como é conhecido, cair de rendimento nos próximos 4 anos ou até mais. Possui um clube que joga totalmente a seu favor e a seu modo e tem uma seleção que, se bem organizada pode vir a causar certa dificuldade aos adversários na próxima Copa do Mundo. É um atleta completo, com velocidade, ótimo passe, noção de jogo e, como já foi dito, artilheiro. Enfim, é bem improvável que encontremos alguém que consiga chegar no nível em que Messi vem jogando. Cristiano Ronaldo talvez seja o que mais se aproxima, mas ainda assim não possui todas as características que o aproximam de um jogador completo.

Enfim, se até mesmo o atual segundo melhor jogador do mundo não consegue alcançar Lionel, dificilmente nos próximos anos teremos uma disputa acirrada pelo prêmio de melhor jogador de futebol do Mundo. É bem provável que nas próximas premiações teremos que nos surpreender apenas com a segunda posição, resta saber até quando continuará essa hegemonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário