domingo, 10 de julho de 2011

O que há de errado na seleção de Mano?

Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva, André Santos; Ramires, Lucas, Ganso, Robinho; Neymar e Pato. No papel ninguém duvida dessa seleção não é mesmo?! Entretanto, o inesperado pelos torcedores aconteceu, todos esses onze não estão rendendo em campo o que rendem em seus times.

Um dos melhores goleiros da Europa, lateral direito que joga no melhor time do mundo, dois zagueiros que disputam um campeonato famoso por ser forte defensivamente e um lateral esquerdo que, mesmo na Turquia, sem muita expressão, rende o máximo. Enfim, não há o que reclamar dessa defesa, certo? Errado. São quatro jogadores que mesmo na zona com menos técnica, conseguem sair jogando, mas tem que sair jogando bem e consciente. Infelizmente não foi o que aconteceu com Dani Alves no último jogo contra o Paraguai, o lateral direito acabou falhando e o Paraguai virou sobre o Brasil.

Já no meio campo, Ramires e Lucas são grandes rivais na Inglaterra, o primeiro é titular no Chelsea, já o segundo no Liverpool. Ambos ajudam suas equipes defensivamente, na famosa linha a frente da defesa, porém com uma qualidade a mais em relação aos adversários, conseguem sair jogando com eficiência. Essa área da seleção de Mano talvez seja a menos contestada, são firmes e ajudam a proteger a defesa.

Paulo Henrique Chagas de Lima, Robson de Souza, Alexandre Rodrigues da Silva e Neymar da Silva Santos Júnior. Conhecidos também por Ganso, Robinho, Neymar e Pato. Quarteto sem dúvida de dar inveja em outras seleções. Jogadores que em seus times são os principais destaques. Ganso, mesmo voltando de lesão é essencial no meio campo santista, que conta também com Neymar, este que ajudou sua equipe a conquistar a Libertadores da América. Já Pato e Robinho foram campeões italianos pelo Milan na última temporada e os dois com a vaga de titular garantidas. Mas como jogadores com todo esse destaque chegam na seleção e não rendem?

O primeiro de tudo é a individualidade, salvo Ganso com seus passes. Já Neymar, Robinho e Pato, na maior parte que recebem a bola querem partir pra cima dos zagueiros, driblar e fazer o gol sozinho. Quando isso não acontece e uma jogada bem planejada e bem executada é efetuada falta a finalização, o gol, a bola na rede. Os três mais avançados possuem grande qualidade técnica, querendo sempre executar o bonito,deixando a simplicidade de lado, o que resulta, ou melhor, o que não resulta no gol.

Quando o assunto é escalar, é fato que Mano Menezes não está errado, entretanto está faltando aquela conversa, aquele conselho ao jogadores. Jogar com diversão é bonito, é bem mais atrativo do que aquele jogo truncado que termina num placar magro, mas quando não dá certo e quando não é o que se precisa pra chegar no resultado, o futebol simples volta a ser a melhor opção. É o que precisa a seleção brasileira, SIMPLICIDADE, mais finalização e menos enfeite para se chegar no gol. Talvez essa seja a melhor receita para o Brasil engrenar na Copa América e daí ir formando uma equipe base já pensando na Copa do Mundo de 2014.

Mano Menezes (fonte: ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário