quinta-feira, 28 de julho de 2011

Copa do Mundo de 2014 já tem data para começar e terminar, mas...

A FIFA, entidade máxima do futebol divulgou no último dia 27 as datas da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações em 2013, ambas com previsão de realização no Brasil. Além disso, no próximo sábado, dia 30 pra ser mais exato, às 15 horas será realizado no Rio de Janeiro o sorteio das eliminatórias.

Até aí tudo ótimo, todas as datas necessárias foram confirmadas, mesmo não sendo as melhores, entretanto onde estão os estádios? E o dinheiro que será usado pra construção, virá de onde? São perguntas que muito se vê na mídia e pouco se vê dos políticos.

Antes de chegar nos estádios, vamos mais perto. Sábado, dia 30, Rio de Janeiro, 15 horas, Marina da Glória. Tudo confirmado para o sorteio das eliminatórias, assim como também foi confirmado o valor que foi gasto para se montar a estrutura no local: 30 milhões de reais custeado pela prefeitura e governo do Rio de Janeiro. Serão 30 milhões pra UM dia, pra uma estrutura que não, NÃO será reaproveitada.

Os primeiros milhões começam a ir embora já esse fim de semana, mas ainda veremos muitos durante esses próximos 3 anos. Estádios e aeroportos, principalmente, deverão ser reformados, não só para a Copa, mas já que no Brasil tudo precisa de um motivo para começar a acontecer, está aí o futebol. Ok, vai acontecer, ou pelo menos se espera, mas por quem vai acontecer? O dinheiro é privado? Vai acabar no tempo certo? Os novos estádios serão utilizados mesmo após o fim da Copa ou vai acontecer igual o Pan-Americano? São perguntas que precisam ser mais cobradas, que precisam ter mais respostas. O povo quer saber se os impostos que são pagos vão ser utilizados pra construção desses novos monumentos futebolísticos.

É chato, encomodativo e repetitivo demais ficar falando sobre os estádios, os aeroportos, as obras em geral de 2014, mas tem muita gente que quer essas respostas. Tem gente que ainda tem a esperança de um dia usar o aeroporto decentemente, sem ter que esperar horas na fila pra uma simples ponte aérea Rio-São Paulo. E é assim mesmo que temos que ficar até 2014, cheio de esperança que os estádios subam, que os aeroportos melhorem e que o nosso dinheiro não esteja envolvido em nada disso.

A culpa até não é toda do governo, aparentemente, afinal como todos dizem a Copa veio para nós por interesse claro e óbvio de Ricardo Teixeira e amigos com a FIFA. O Brasil não está preparado para a Copa, mas quando interesses estão envolvidos e o dinheiro no fim de tudo vai parar nos bolsos de figurinhas carimbadas do futebol, não há governo que impeça uma competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário