segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Eliminatórias da Euro chegam a última rodada com jogos decisivos


Finalmente nesta terça conheceremos todas as seleções que participarão da Eurocopa 2012, na Polônia e Ucrânia. No Grupo A teremos disputa por repescagem entre Bélgica e Turquia. Grupo B tem decisão de vaga direta e de repescagem entre três equipes. Grupo C pode dar vaga inédita a Estônia, na repescagem. Grupo D tem França e Bósnia duelando em Saint-Denis pela primeira posição. No Grupo E, a Suécia vai atrás da vitória para se classificar como melhor segundo colocado. No F, a situação é entre Grécia e Croácia. No Grupo H, Dinamarca e Portugal se enfrentam para saber quem vai direto para o leste europeu. Por fim, no Grupo da Espanha, o I, a decisão é apenas por repescagem.

Pelo primeiro grupo, o A, a Bélgica, segunda colocada enfrenta a Alemanha, na cidade de Düsseldorf. A situação dos belgas não é das melhores, mesmo estando a frente da Turquia, afinal, a Alemanha está com 100% de aproveitamento e dificilmente vai querer perder o último jogo. Sorte dos turcos, que enfrentam o Azerbaidjão. E, por isso, mesmo com um ponto a menos que a Bélgica, acredito que, no fim, a Turquia vai para a repescagem.

Pelo Grupo B, a vantagem é da Rússia, não só por estar na liderança, mas por enfrentar a Andorra, que segue 100% negativa. Por isso a disputa fica mesmo entre Irlanda e Armênia, que se enfrentam na capital Dublin. Um empate garante a seleção irlandesa,. Porém, a adversária Armênia vive ótimo momento, podendo complicar a vida dos favoritos. Nas últimas três partidas a Armênia além de vencer todas, fez 11 gols e sofreu apenas 1. Enfim, a Irlanda não terá vida fácil. Não me arrisco a palpitar.

No Grupo C, o da Itália, a disputa é por repescagem. A Azzurra já está confirmada como primeira colocada, deixando a Estônia e a Sérvia no duelo pela segunda colocação. Entretanto a Estônia já tem as dez partidas disputadas, portanto restará a seleção estoniana torcer contra os sérvios. O desafio da Sérvia é na Eslovênia, em Maribor. Sem pretensões alguma e com duas derrotas seguidas, a Eslovênia tentará terminar as eliminatórias com vitória. Para a Sérvia somente interessa os 3 pontos, já que no confronto direto com a Estônia não levam a melhor. Jogo interessante até o final, acredito em vitória sérvia.

Pelo Grupo D, talvez tenhamos a melhor partida da rodada. O Stade de France, em Saint-Denis estará lotado para a decisão do grupo entre França e Bósnia-Herzegovina. A matemática é simples, um empate garante os franceses. E quem vencer, leva a vaga também.  Jogo interessante pois a Bósnia vem de quatro vitórias seguidas, enquanto a França alterna entre empates e vitórias, comparando no mesmo número de partidas. Vale a pena lembrar que no primeiro confronto entre as duas seleções, a França venceu fora de casa por 2 a 0. Será um excelente jogo, sem dúvidas. Acredito em vitória dos mandantes.

No Grupo da imbatível Holanda, o E, a única coisa que interessa é a partida entre Suécia e Holanda. É fato que ambas já estão classificadas, a Laranja com vaga direta e os Amarelos com, no mínimo, a repescagem. Mas a Suécia quer mais. Caso consigam a vitória sobre os holandeses, os suecos garantem vaga direta como melhor segundo colocado. Será um bom jogo também, resta saber se a Holanda vai amolecer na última partida.

Pelo Grupo F, a Grécia viaja até Tbilisi para enfrentar a Geórgia. Os gregos necessitam de apenas um empate para terminarem com a primeira colocação do grupo e irem direto para o leste europeu. Mas, caso percam, a Croácia estará sedenta para retomar a liderança. Os croatas jogam em casa contra a Letônia. A vitória parece estar garantida, entretanto dependem, como eu disse, do resultado da Grécia para irem direto à Eurocopa.

No Grupo H, a disputa também é intensa. Em Copenhagen, a Dinamarca recebe Portugal. E a Noruega joga em casa contra o Chipre. Vamos as possibilidade. Portugal vence o grupo se não perder para a Dinamarca, que vence o grupo somente com vitória sobre os portugueses. Para a Noruega classificar, a combinação vai além da pontuação, envolve também saldo de gols, visto que, os noruegueses possuem apenas um positivo. De qualquer maneira serão dois jogos acompanhados até o último instante.

Por fim, no Grupo da invicta Espanha, Escócia e República Tcheca brigam pela vaga na repescagem. O problema para os escoceses é que enfrentam em Alicante, a Espanha. Assim como a Alemanha e a Holanda, dificilmente vão querer perder o 100%. Bom para os checos, que viajam até a Lituânia e, caso a Escócia perca, apenas um empate já garante vaga na repescagem. Outro grupo interessante, que terá emoção até o fim.

Vale a pena lembrar que, Polônia e Ucrânia possuem vaga direta por serem sedes da competição. Além das duas seleções, as gigantes Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra e Espanha, já venceram seus grupos e também estão diretamente classificadas à competição europeia.

Confira abaixo todos os jogos que serão disputados nesta terça feira:
Cazaquistão x Áustria
Alemanha x Bélgica
Turquia x Azerbaidjão
Geórgia x Grécia
Malta x Israel
Croácia x Letônia
Irlanda x Armênia
Rússia x Andorra
Macedônia x Eslováquia
Moldávia x San Marino
Hungria x Finlândia
Bulgária x País de Gales
Suécia x Holanda
Suíça x Montenegro
Noruega x Chipre
Dinamarca x Portugal
Espanha x Escócia
Lituânia x República Tcheca
Itália x Irlanda do Norte
Eslovênia x Sérvia
Albânia x Romênia
França x Bósnia-Herzegovina

Nenhum comentário:

Postar um comentário