sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Especial: Campeonato Inglês


No próximo sábado, dia 13 teremos início uma das ligas mais interessantes, se não a mais interessante do mundo, a English Premier League ou, o Campeonato Inglês. Será a vigésima edição desde que o campeonato assumiu a marca Premier League. Famoso por receber grandes investimentos de árabes, a competição desse ano promete ser bem competitiva. Contará além de times que sempre chegam, como Manchester United, Chelsea e Arsenal, terá a volta do poderoso Liverpool que tenta reassumir a supremacia na terra da rainha. E talvez o time que mais se espera algo mais grandioso, o Manchester City. Outro time que nas últimas duas temporadas vem demonstrando grande futebol é o Tottenham. Enfim, será mais uma temporada espetacular. Para auxiliar no conhecimento desses favoritos, outro pequeno especial será escrito.



Manchester United:
O time vermelho como sempre, chega como principal favorito. Vai em busca do seu vigésimo título de primeira divisão. Pouco se mudou na equipe para a temporada que está iniciando, entretanto esse pouco inclui o goleiro. Edwin Van der Sar, grande ídolo holandês se aposentou. Dois nomes sempre eram falados em Old Trafford no fim da temporada passada, Neuer e De Gea. O primeiro foi para o Bayern de Munique, e o segundo, esse sim, foi trazido para a Inglaterra. Sua estreia oficial foi no último domingo, na final da FA Community Shields contra o rival City. Exibição contestada, com falha principalmente no segundo gol. O jovem goleiro começará a temporada com um ponto de interrogação, mas certamente chances de se redimir serão grandes. Outra contratação foi a de Ashley Young, atacante que veio do Aston Villa, jogador de 26 anos com grande qualidade, principalmente pelo lado do campo. Por fim, Phil Jones, promessa de 19 anos que jogou no Blackburn Rovers na última temporada. Os jogadores que saíram do clube além de Van der Sar, foram Scholes também aposentado, Wes Brown, Hargreaves e O’Shea. Enfim, os red devils novamente chegarão para a temporada com grande favoritismo ao título.



Chelsea:
Os blues mais uma vez chegam como favorito ao título da Premier League. O time que foi vendido em 2003 para o russo Abramovich, não fica fora da zona direta a Uefa Champions League, justamente desde a temporada 2002-2003. Novamente a ida até a competição europeia estará garantida, principalmente por ter mantido a base da temporada passada. O Chelsea é famoso por gastar milhões e milhões nas janelas de transferências, curiosamente e até compreensível, o time foi cauteloso, não trazendo nenhuma contratação de peso. Mas isso só se aplica dentro de campo. Fora das 4 linhas, o time da capital inglesa trouxe, o que foi pra mim, a melhor contratação da temporada, o técnico André Villas-Boas. Treinador jovem, de apenas 33 anos, português vindo de Porto. Foi assistente técnico do famoso Mourinho. Na temporada 2009-2010 decidiu tentar a carreira “solo”, treinou o Acadêmica. No próximo ano foi pra o Porto, venceu todas as competições que disputou, e agora chega ao Chelsea. Terá como principal objetivo, conquistar o título da Champions League, que seria inédito ao time. As outras contratações foram Oriol Romeu, jovem volante do Barcelona, Lucas Piazon, meia atacante ex-São Paulo e Courtois, goleiro de 19 anos que veio do Genk. Como já foi dito, a base do ano passado se manteve, porém agora com um técnico mais versátil. Os blues disputarão o título da temporada ponta a ponta contra o Manchester United.



Arsenal:
Como todo ano, não dá para excluir o Arsenal dos favoritos ao título. O time que é famoso por fazer apostas em jovens jogadores, não mudou sua política. Foram apenas duas contratações por enquanto. Gervinho, marfinense de 24 anos chega para reforçar a área ofensiva da equipe. O outro reforço é Carl Jenkinson, zagueiro de 19 anos de idade, vindo do Charlton. Alguns outros jogadores são cotados para chegar em London Colney, por exemplo, Juan Mata, 23, do Valência, Cahill, 25, zagueiro do Bolton, Jagielka de 28 anos do Everton, entre outros. Mas a preocupação maior não é na vinda, e sim em quem pode ir embora. Os gunners já perderam Clichy para o Manchester City, Aliadière para o Lorient e Denilson está emprestado para o São Paulo. Para piorar, os rumores de saída podem decidir o futuro do clube. Fábregas está praticamente certo com o Barcelona, Nasri está sendo muito assediado pelos Citizens e Bendtner pode estar saindo para o Sporting. Arsène Wenger certamente não terá tarefa fácil. Para piorar, a pressão da torcida por um título será maior, o time não comemora uma conquista desde 2005, quando foi campeão da FA Cup. Na última temporada, o clube chegou a final da Copa da Liga Inglesa contra o Birmingham, mas acabaram perdendo com um gol aos 44 minutos do segundo tempo. O jejum segue, a política de contratações também, e provavelmente por isso, os resultados também não devem mudar, e o Arsenal deverá apenas brigar para ficar com a terceira ou quarta colocação.



Manchester City:
Desde que o time foi comprado por um grupo dos Emirados Árabes em Agosto de 2008, a equipe foi subindo degrau por degrau. Foi atingindo objetivos para cada temporada. Por exemplo, na primeira temporada pós venda do clube, a equipe ficou em décimo lugar no campeonato. No outro ano, temporada 2009-2010, os Citizens conseguiram chegar até a Europa League, terminando a liga nacional em quinto lugar. E por fim, na temporada que terminou nesse meio de ano, o clube chegou ao terceiro posto, conseguindo uma vaga direta para a fase de grupos da Uefa Champions League. Junto com os árabes vieram, logicamente, o dinheiro. A política do clube é simples: “Diga-me quem queres, que darei o dinheiro”. Nomes como Silva, Dzeko, Lescott, entre outros já foram adquiridos em outras temporadas. Para essa que irá começar o nome da vez foi Kun Agüero. O jovem jogador foi adquirido junto ao Atlético de Madrid por 45 milhões de Euros. Além dele vieram também, os laterais Bridge, ex-West Ham que voltou de empréstimo e Clichy, ex-Arsenal. O jovem zagueiro Savic, de 20 anos, vindo do Partizan e o goleiro romeno Pantilimon, de 24 anos. Quem fez o caminho de volta foram os jogadores Logam, Kay, Jerome Boateng e Shay Given. Elenco o técnico Mancini tem, dinheiro para um eventual reforço também, portanto só faltam os resultados. Creio que depois de tanto dinheiro gasto, o time começará a ter o resultado que todo torcedor espera e o City estará com certeza na disputa do título inglês da temporada 2011-2012.



Liverpool:
O Reds, como são conhecidos, querem voltar ao topo do futebol inglês. Até a temporada passada eram os maiores vencedores do campeonato juntamente com o Manchester United, com 18 títulos. Os Devils foram campeões e se isolaram, mas essa não é a pior coisa que aconteceu. O Liverpool acabou a Premier League na sexta colocação, ficando fora da zona Champions League e também da Europa League. Tal feito não acontecia desde a temporada 1998-1999, quando o time ficou com a sétima colocação, ficando sem disputar competições europeias na outra temporada. Mas infelizmente, o que aconteceu no último campeonato era algo que estava previsto. Em 2009, os Reds ficaram com o vice-campeonato, porém em 2010 o time começou a cair de produção e terminou com a sétima, mas conseguiu ir até a Europa League, e por fim, ficou até mesmo sem a segunda principal competição interclube do continente. E para voltar a brilhar, o time se reforça e espera que ainda outros jogadores possam chegar. Nomes como Jose Enrique, lateral ex-Newcastle, Henderson meia vindo do Sunderland, Adam, volante que jogava no Blackpool, Doni, goleiro brasileiro que estava na Roma e Downing, que jogou a última temporada pelo Aston Villa. O time de Anfield ainda esperar contar com Lennon, destaque do Tottenham, Bridge e Milner, ambos do Manchester City. O único jogador que saiu foi Jovanovic. Além de todas as contratações, o Liverpool ainda confiou em Kenny Dalglish para a continuação do trabalho. O escocês chegou no início do ano, meio da temporada, e conseguiu dar uma vida melhor ao clube. Dalglish terá um árduo trabalho, mas acredito que todo o peso da camisa vermelha ajudará o clube a voltar a brigar pelo menos pela quarta ou quinta colocação do campeonato.

O troféu da Premier League

Nenhum comentário:

Postar um comentário