quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ronaldinho Gaúcho volta pra seleção que tem 6 atacantes convocados

Há poucos minutos atrás o técnico da Seleção Brasileira Mano Menezes fez a convocação para o jogo contra Gana, marcado há poucos dias atrás. A partida será no dia 5 de setembro, em Londres. Há jogadores que atuam no Brasil, portanto, tais atletas vão perder, provavelmente, duas rodadas. Porém, segundo a CBF, já estarão aptos para a rodada do dia 7 de Setembro. É ver pra crer. Segue abaixo a convocação:

Goleiros:
Júlio César (Inter de Milão)
Fábio (Cruzeiro)
Jefferson (Botafogo)
Júlio é indiscutível, ainda. Fábio recebe a convocação por merecimento. Jefferson será desfalque para o Botafogo e só vai passear na Inglaterra, ou seja, desnecessária. Poderia ter convocado outro meio campo, ou chamar Diego Alves. O goleiro do Valência já vem merecendo há tempos, como eu disse em outro post.

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Santos)

Marcelo (Real Madrid)
Adriano (Barcelona)
Daniel Alves, assim como Júlio César, é indiscutível. Danilo, muito bom lateral, jovem, com potencial excelente. Mas ainda apostaria nos irmãos gêmeos do Manchester, Fábio e Rafael, para qualquer lado do campo. Na esquerda, Marcelo depois de ontem ter se envolvido em briga no clássico Real x Barcelona, é chamado. Independente de não ser controlado, é bom jogador, novo e merece estar na lista. Adriano segue sendo chamado para a reserva, tem 26 anos, poderia ser trabalhado para chegar na Copa em seu auge, mas na reserva não dá. Se for pra chamar jogador de banco, melhor dar chances aos mais novos do que ele.

Zagueiros:
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
Lúcio, capitão e experiente. Thiago, melhor zagueiro da Itália na última temporada. David Luiz, jovem e com ótima qualidade. Dedé, melhor zagueiro que atua no Brasil. Quatro nomes excelentes.

Volante:
Lucas Leiva (Liverpool)
Ralf (Corinthians)
Luiz Gustavo (Bayern de Munique)
Elias (Atlético de Madrid)
Lucas é excelente para jogar como segundo volante. Apesar de saber marcar, é um jogador que tem que ir e vir. Ralf, não me agrada, tem melhores. Luiz Gustavo, muito bom jogador se aproveitado. Elias, é mais um que poderia ter outro no lugar, como por exemplo, Hernanes, mas como não é chamado, o ex-corintiano também tem que jogar com certa liberdade, para saber aproveitar seu melhor.

Meias:
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Lucas (São Paulo)
Fernandinho (Shakhtar)
Ganso tem um potencial enorme para ser um jogador de nível mundial. Mas ainda não é. Mano tem que dar confiança à ele, ter paciência. Não está no melhor momento de sua carreira, precisa focar mais no futebol, no jogo, no dentro do campo. Lucas, menino ágil, com dribles fáceis e boas arrancadas. Pode ser usado como jogador de lado de campo, quase um ponta. Não sabe armar jogadas, não pode ser utilizado na mesma posição de Ganso. Fernandinho, tem boas aparições em seu time na Ucrânia, merece sim uma chance, mas ainda tem nomes melhores. Jadson ajudou o Brasil na Copa América e está sendo injustiçado.

Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Hulk (Porto)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Leandro Damião (Internacional)

Pato é considerado por Mano, o camisa 9, então deve ser convocado e dar confiança à ele. Não pode culpar apenas ele pela falta de gols, afinal a bola tem que chegar nele, senão não sai o gol. Robinho, tem boas arrancadas, mas ainda tem que mostrar muito futebol na seleção. É um jogador que consegue fazer um bom trabalho no seu time, mas ainda não mostrou o mesmo pela nação. Neymar, um dos melhores do futebol brasileiro, bons dribles, bons chutes, boas arrancadas, só precisa aprender a jogar com mais calma em situações difíceis da Seleção, e principalmente, não querer jogar sozinho. Hulk, ótimo atacante do Porto, venceu tudo que disputou na última temporada, vem merecendo a vaga há um bom tempo. Leandro Damião, clássico centro avante, faz o que deve fazer, gol. Ronaldinho Gáucho, melhor jogador do Campeonato Brasileiro, experiente, sabe cadenciar o jogo quando necessário, tem que chegar na Seleção e ser titular.

No geral, o provável time titular é muito bom, mas ainda faltam nomes para o banco em algumas posições. Lógico que durante esses anos, vários vão passar pela camisa amarela, porém tem alguns que não podem faltar de jeito algum. Ainda sinto falta de Diego Alves (Valência), Fábio (Manchester United), Rafael (Manchester United), Hernanes (Lázio), Willians (Flamengo), entre outros.

2 comentários:

  1. Filipe,
    eu penso assim:

    Se você acha que com 34 anos um jogador não consegue mais jogar em alto nível, ou pelo menos o melhor de seu futebol, então você é contra a convocação.

    Se você acha que a seleção deve se enquadrar no estilo apresentado para o futebol moderno onde marcação e força física são predominantes, então você é contra a convocação.

    Mas se você acha que a seleção deve voltar a jogar um futebol leve, pra frente, onde o ataque é a melhor defesa e que perder ou ganhar faz parte do espetáculo, então você é favor da convocação.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que finalmente o Mano ta começando a convocar bem. COMEÇANDO. Tem mudanças a se fazer ainda, mas ta melhor.

    Agora, depende do que tomamos como base né? Afinal, qual o futebol moderno? É realmente o da força? A última campeã do mundo não joga com força, joga com técnica. Então depende muito de onde pegamos o referencial.

    Sou a favor da renovação. Alemanha ta dando certo, por que o Brasil não pode dar? O Mano desde o início ta falando de renovação. Sim, mudaram vários jogadores, mas falta olhar pra gente mais nova ainda.

    ResponderExcluir