segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Fábregas foi confirmado no Barcelona. E agora?

Finalmente a novela que todos estavam acompanhando chegou ao fim. Francesc Fabregas, espanhol de 24 anos. É um meio-campo que saiu das divisões de base do próprio Barcelona para ir jogar no Arsenal em 2003. Esteve no clube inglês até agora, fez 212 partidas. E agora, retorna ao seu clube de origem numa transferência de 40 milhões de Euros.

Que o jovem jogador tem qualidade ninguém duvida. Mas será que ele tem tanta qualidade a ponto de ser titular do atual melhor clube do mundo? O Barcelona atualmente joga num sistema 4-3-3, composto por Váldez; Daniel Alves, Puyol, Piqué, Abidal; Busquets, Xavi, Iniesta; Pedro, Messi e Villa. Esse é o time básico do time catalão. Isso indica que Fábregas entraria no lugar de: Busquets, Xavi ou Iniesta.
Busquets é primeiro volante, o homem da marcação no meio de campo azul grená. Se Guardiola abrir mão do jogador, o time ficará aberto, exposto para um suposto ataque adversário. Ou seja, dificilmente Busquets sai. Xavi é o cérebro da equipe, experiente de 31 anos, comanda o ritmo de sua equipe. É ele quem basicamente decidi se o time ataca ou segura a bola. Além disso, é titular da Seleção da Espanha, e tem justamente Cesc Fábregas como seu reserva. Iniesta, o homem mais ofensivo desse meio campo, além disso, de muita movimentação, sempre volta para buscar a bola. Versátil, com ótimos passes para gol, essencial para o ofensivo time do Barcelona.

Não estou insinuando que Fábregas não será importante. Um jogador como ele é importante em qualquer equipe do mundo. O que quero dizer é que o Barcelona gastou 40 milhões de Euros por um jogador que provavelmente será banco. Lógico, será um excelente suplente, mas será que a contratação do jogador era realmente necessária para o time campeão da Europa?

2 comentários:

  1. eu tiraria o Pedro e jogaria com 4 no meio, com bastante liberdade pro Iniesta!

    Eu concordo q foi desnessaria a contratação, o maior prejudicado de tudo isso foi o Arsenal, q perdeu seu melhor e principal jogador!!!

    ResponderExcluir
  2. Seria uma ótima opção mesmo.
    Mas é praticamente impossível o Guardiola desistir do 4-3-3. Creio que Fábregas vai ser útil no segundo tempo mesmo.
    E realmente, o Arsenal vai ter dificuldades de achar um jogador como o Fabregas faltando 2 semanas pra fechar a janela

    ResponderExcluir