terça-feira, 16 de agosto de 2011

Qual o número daquele jogador? Ixi...Não sei


Está ficando comum no futebol brasileiro a presença da numeração não ser fixa. Atualmente no Campeonato Brasileiro são dez times com os números pré-determinados e dez não. Você deve estar se perguntando no que isso afeta um clube ou um jogador, ou melhor, o futebol. Vamos por partes.

Os clubes no Brasil tem essa liberdade de escolher se a numeração é fixa ou não. Com isso, a dificuldade de reconhecer qual jogador está jogando com X número fica maior. Além do mais, fica nítida a desorganização quanto a isso. Isso até pode ser o de menos, mas são nos mínimos detalhes que se começa a pensar em ter uma liga organizada e ordenada. Não é difícil achar um exemplo de organização. O Campeonato Inglês adota um padrão para todos os times. Sim, todas as equipes tem que usar o mesmo modelo de nome e número, ou seja, obriga-se que a numeração seja fixa. Claro que estamos falando de Europa, mas se é lá que temos o melhor exemplo, é sempre com lá que temos que comparar.

E o que isso afeta no jogador? Sem o seu nome e número atrás da camisa de seu clube o jogador não tem ideia de quantas camisas sua são vendidas. Por exemplo, na última viagem do Milan para a China, a camisa mais vendida foi a de Massimo Ambrosini, número 23. Essas coisas são interessantes também para o clube, principalmente para a área de marketing. Assim a famosa exploração da imagem do jogador fica mais fácil. Se o jogador A vende mais camisas que o jogador B, óbvio que em alguma jogada de marketing, o jogador A será mais utilizado. Consequentemente o jogador terá mais lucro.

No futebol, entre os torcedores, nas discussões de bares a famosa camisa número 10 nunca será lembrada. Afinal, não é possível saber qual é o jogador que a veste. Os torcedores ficam sem uma referência. Além do mais, não podemos esquecer que o número de jogadores que entram e saem dos clubes brasileiros é enorme, dificultando mais ainda a identificação de certo atleta.

Confira abaixo os 10 clubes da Série A do Brasileirão que não utilizam a numeração fixa:
América
Atlético GO
Atlético PR
Botafogo
Ceará
Coritiba
Cruzeiro
Figueirense
Internacional
Santos

Um comentário:

  1. Sabia que o meu time tem a numeração fixa. Enfim, preciso de um banner 300x50, pois teremos 2 parceiros master com esse tamanho de banner, e outros de 90x50, mas isso é outra história.

    Abraço!
    @BritFoot
    britfoot.blogspot.com

    P.S.: Se puder, coloque o banner do BritFoot, estarei disponibilizando em breve.

    ResponderExcluir