quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dinheiro, dinheiro, dinheiro e mais dinheiro

Há pouco tempo atrás São Paulo e Santos receberam ofertas milionárias por seus grandes craques, Lucas e Neymar, respectivamente. A Inter de Milão ofereceu ao tricolor 25 milhões de Euros pelo camisa 7 do Morumbi, já a Roma ofereceu 15 milhões de Euros por metade de seu contrato, ambas foram recusadas, tanto pelo jogador quanto pelo clube. Já o time do litoral recebeu a oferta do Real Madrid por Neymar no valor de 45 milhões de Euro, também recusada por conjunto jogador-equipe.

É difícil de aceitar as duas partes. Como um clube brasileiro recusa cerca de 100 milhões de reais por um jogador? Ou no caso do São Paulo, um pouco menos, mas ainda impressionantes 55 milhões de reais. Assim como podemos pensar: Como um time se dispõe a pagar tanto por um atleta? Quero que fique claro que não estou discutindo as habilidades de qualquer atleta, e sim o DINHEIRO. De onde saem facilmente 45 milhões de Euros de um clube? São perguntas sem respostas, infelizmente.

Outra coisa que assusta é que todo esse dinheiro, tentativa de transferências, etc, não é coisa tão recente não. O Real Madrid, por exemplo, que tentou levar o garoto da vila para a capital espanhola, possui no ranking das transferências mais caras 4 jogadores dos 5 primeiros. Como foram em épocas diferentes, fazendo o reajuste para o ano de 2011, o clube merengue já gastou cerca de 258 libras esterlinas, o que aproximadamente chega a 668 milhões de reais. Dentre esses jogadores estão Cristiano Ronaldo e Zidane. Volto a falar que não quero discutir a competência técnica do jogador, e sim a quantia gasta pelo clube.

Caso Neymar fosse para o Real Madrid pelo valor de 45 milhões de Euros, o que dá aproximadamente 39 milhões de Libras, a transferência se igualaria a do jogador Sergio Agüero, ocorrida nas últimas semanas. O argentino, genro de Maradona, saiu do Atlético de Madrid para jogar no Manchester City, um dos times que ultimamente vem liberando a grana com grande facilidade. Ambas as negociações ficariam em 11º lugar no ranking das mais caras já acontecidas.

Outro fator que impressiona é a idade dos jogadores que estão envolvidos. Agüero, possui apenas 23 anos. Cristiano Ronaldo quando saiu do Manchester United e foi para o Real Madrid tinha 24. Neymar tem 19 anos e Lucas do São Paulo completará a mesma idade no próximo dia 13 de Agosto. São jogadores jovens que já valem milhões e milhões. Difícil imaginar onde tudo isso irá parar.

Abaixo lista das 15 transferências mais caras do futebol:
Fonte:  http://en.wikipedia.org/wiki/Transfer_(association_football)

Cotação Libra Britânica:
£1 Libra   -   R$2,5786

Nenhum comentário:

Postar um comentário