sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Barcelona e Porto duelam por primeiro título continental da temporada

Logo mais, no Stade Louis II, em Mônaco, Barcelona e Porto entrarão em campo para disputar o primeiro troféu continental da temporada. A Uefa Supercup, ou Supercopa da Uefa é disputada em jogo único. Reúne o vencedor da Uefa Champions League e o da Uefa Europa League. Barcelona e Porto, respectivamente.

O time espanhol disputará sua oitava final. Possui três títulos, portanto quatro vice. Depois de uma majestosa temporada, com Campeonato Espanhol e UCL no currículo, o Barcelona quer começar 2011-2012 já com um título. Para estar onde está, o Barcelona teve um longo caminho. Na fase de grupos da Champions, tiveram quatro vitória e dois empates, num grupo que tinha Copenhagen, Rubin Kazan e Panathinaikos. Nas oitavas, enfrentaram o Arsenal. Perderam na Inglaterra por 2 a 1 e venceram em casa no polêmico jogo da expulsão de Van Persie por 3 a 1. Nas quartas, vida fácil contra o Shakhtar Donetsk. Venceram o primeiro jogo por 5 a 1 e só confirmaram a vaga na volta, vencendo por 1 a 0. Entretanto, na próxima fase, enfrentaram o Real Madrid. O jogo mais aguardado do ano. Primeira partida em Madrid. O Barcelona não deu chances, 2 a 0 com show de Messi. Em casa empataram por 1 a 1 e seguiram até a final. Em Wembley, fizeram uma grande final contra o Manchester United. Venceram por 3 a 1 e conquistaram a quarta Champions. O time de Guardiola praticamente não mudou da temporada passada para essa. Nenhuma grande saída ocorreu, apenas grandes contratações. Chegaram Alexis Sanchez, atacante ex-Udinese e Cesc Fàbregas, meio campo, ex-Arsenal.

O portugueses também tiveram uma longa estrada. Nos grupos da Europa League, excelente desempenho, cinco vitória e um empate. O Grupo tinha o Besiktas, Rapid Viena e CSKA Sofia. Na fase antecedente as oitavas, tiveram um grande confronto contra o Sevilla. Primeiro jogo, vitória do Porto na Espanha, por 2 a 1. Na volta, o Sevilla deu o troco e ganhou por 1 a 0, mas pelos critério de gols marcado fora de casa, o Porto avançou. Tiveram outro difícil confronto, CSKA Moscou. Ganharam as duas partidas, uma por 1 a 0 e a volta por 2 a 1. Nas quartas de final, defrontaram com o Spartak Moscou, que havia eliminado o Ajax. Não deram chances aos russos e golearam nas duas partidas. 5 a 1 e 5 a 2. A semi final parecia ser um empecilho para o time dirigido por André Villas-Boas. O jogo Porto e Villarreal era considerado uma final antecipada. E o Porto jogou formidavelmente, venceram o primeiro jogo por surpreendentes 5 a 1. Na volta, perderam por 3 a 2, se garantindo no agregado de 7 a 4. A final foi contra o Braga, outro português. Jogo bom, difícil, emocionante. E com gol de Falcão García, conquistaram a taça. O Porto chega a quarta final de Supercopa e tenta o segundo título. A equipe não é a mesma do ano passado, com as principais ausências do técnico vencedor de tudo, André Villas-Boas e do grande atacante Falcão García. Ambos saíram do clube para seguir outros caminhos.

Stade Louis II, estádio da decisão da Supercopa da Uefa

Nenhum comentário:

Postar um comentário