terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mais uma diferença entre futebol Europeu e Brasileiro

Quando o assunto principal de uma conversa é a diferença entre o futebol europeu do futebol brasileiro, muitas opiniões são dadas, tanto a favor de um lado quanto do outro. Dificilmente se chegará num acordo a ponto do defensor do velho continente concordar com um defensor do futebol "mais bonito do mundo". Comparação entre técnicos, entre campeonatos, Uefa Champions League x Libertadores, valorização do mundial interclubes, futebol mais bonito, enfim, existem vários tópicos que se estendem para sub-tópicos e assim tem-se uma discussão sem fim.

Entretanto, creio que ainda há um ponto em comum de ambos os lados, o MARKETING. E quando digo isso, é a favor do Futebol Europeu. Lógico, há exceções, como o Corinthians fez com o Ronaldo, São Paulo com o tricampeonato brasileiro, entre outros. Mas como os europeus fazem, mesclando beleza, organização e marketing, é realmente difícil de encontrar.

 Campanhas, que no Brasil conhecemos por Sócio-Torcedores, na Europa recebem milhares de torcedores que adquirem seus ingressos antecipadamente, evitando a temida fila. Souvenires de tudo quanto é tipo, acessível para a maioria. E o mais importante de tudo, a camisa.

Creio que um dos motivos para os times europeus terem tanto sucesso é a baixa pirataria de camisas, coisa que no Brasil é algo que atrapalha muitos diretores de marketing. Mas não é só isso, uma das táticas que vários times, principalmente àqueles que disputam a Uefa Champions League vêm utilizando, é o terceiro uniforme. Além de ser uma opção a mais de compra para o torcedor fanático, ele não é poluído como os dos times que aqui jogam. Raramente ultrapassam 2 patrocinadores, deixando a camisa leve e muito bonita. Isso deixa uma certa dúvida no torcedor: "Qual camisa vou comprar?". O mais interessante, é que muitas vezes, além do primeiro uniforme é adquirido, ou seja, a camisa número 3 também é levada pra casa. O Corinthians vem usando essa tática, e não é difícil encontrar torcedores com a camisa vinho.

Não é difícil implementar esse tipo de negócio no Brasil, o difícil é impedir a pirataria das camisas. Além de que, o torcedor europeu possui uma renda mais avantajada que o torcedor brasileiro, sendo assim outro empecilho. Enfim, o Marketing se torna mais uma diferença entre o Futebol Europa x Brasil.

Confira abaixo alguns "terceiros" uniformes:

Milan utilizou o terceiro uniforme na pré-temporada

O terceiro uniforme do Marselha será utilizado em jogos fora de casa da UCL

O Liverpool é mais um time adepto do terceiro uniforme

Terceiro uniforme do Corinthians homenageia o São Jorge

2 comentários:

  1. É fato que o Brasil caminha a passos curtos na questão o marketing, esse é um dos assuntos mais explorados em meu blog.

    Com relação aos uniformes, toda vez que surge um 3º uniforme ele faz sucesso com a torcida, porque não investem nisso?

    http://esporteresenha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Verdade Luiz, Brasil caminha lentamente, mas acho que dá pra ter uma esperança pro futuro.

    Terceiro uniforme além de bonito, é RENTÁVEL, falta atitude no nosso país.

    ResponderExcluir