quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Gustavo Kuerten, o Brasil no Tênis

Gustavo Kuerten, nascido no dia 10 de setembro de 1976 em Florianópolis. O tenista, mais conhecido como Guga, foi recentemente indicado ao Hall da Fama do tênis mundial. Ele disputará tal honraria com Yevgeny Kafelnikov e Jennifer Capriati. A nomeação ocorrerá somente no início do ano que vem, com cerimônia marcada para o dia 14 de julho, em Newport no Estados Unidos, sede do Hall da Fama Internacional do Tênis.
Guga está prestes a completar 35 anos de idade e nada mais justo uma leve homenagem, com um pouco da carreira dele. Aproveitando também a indicação para estar entre os inesquecíveis de seu esporte. Gustavo Kuerten começou a jogar tênis cedo, com apenas 6 anos de idade, com incentivo do pai, Aldo Kuerten. Pai esse, que Guga perdeu com apenas 8 anos de idade, vítima de um ataque cardíaco. Além desse drama logo no início de sua vida, Kuerten também encarou outra dificuldade na vida, com seu irmão mais novo, Guilherme Kuerten. Logo no nascimento, o caçula sofreu de privação prolongada de oxigênio, causando dano cerebral irreversível. Infelizmente, Guilherme veio a falecer no ano de 2007, no dia 7 de novembro.
Com 14 anos de idade, o futuro tenista brasileiro conheceu Larri Passos, ex-tenista, que seria seu técnico nos próximos 15 anos de carreira. Foi através de Larri que Guga recebeu grandes incentivos para seguir a carreira de tenista. Começaram a participar de torneios juniores, tanto no Brasil quanto no exterior. Como juvenil, Gustavo conquistou 9 campeonatos. Foram 7 em simples, todos no saibro, 1 por equipe, no Sul-Americano de 1993, também no saibro e por fim, campeão de Roland Garros em duplas em 1994.


Em 1995, Kuerten se tornou profissional. E logo em 1996, ajudou a equipe do Brasil a venceu a Áustria na Copa Davis e chegar ao Grupo Mundial da competição. No ano seguinte, 1997, Guga já era o 2° melhor brasileiro em atividade, ficando atrás de Fernando Meligeni. E foi também nesse ano que Kuerten alcançou seu maior feito, foi campeão de Roland Garros - aberto da França, um dos 4 torneios mais importantes do mundo, conhecido como Grand Slam. Foi algo inesperado no mundo do tênis, afinal o brasileiro não estava nem entre os 50 primeiros do ranking mundial. No outro ano, 1998, Guga começou a lidar com a pressão e exigência de vitórias. Foi um dos piores anos de sua carreira. Foi eliminado na segunda rodada do mesmo Roland Garros, por Marat Safin, na época desconhecido e vindo de qualifier.
Já nos anos 2000, Guga terminou como número 1 do ranking. E em 2001, em 2°. Foi certamente o ponto alto da carreira. Nesses dois melhores anos de atuação, Kuerten foi campeão, novamente, de seu torneio preferido, Roland Garros. Chegando no fim de 2001, começou o drama do catarinense. Foi submetido a sua primeira cirurgia no quadril, tendo que se afastar das quadras. Desde então, Gustavo foi tendo dificuldades na carreira, não conseguia mais alcançar sua melhor forma física. Sentia dores durante as partidas e as vitórias começaram a sumir. Em 2007, não conseguiu ter ranking suficiente para se qualificar nos torneios da ATP. Terminou o ano com apenas 2 vitórias e 7 derrotas.
Já em 2008, Guga faria seu último ano como profissional. Mas antes de dar por encerrada a carreira, o jogador brasileiro queria participar de seus torneios preferidos. Roland Garros, Aberto do Brasil e o Masters de Miami. No Aberto do Brasil foi eliminado por Berlocq e em Miami por Grosjean. E foi em maio, dia 25 que Guga disputou sua última partida como profissional. Em frente a 15000 espectadores, em Roland Garros, Guga jogou contra Paul-Henri Mathieu e perdeu por 6-3 6-4 6-2, o mesmo resultado que o fez vencer o mesmo torneio em 1997.
Agora, fica nossa torcida para que um dos maiores tenistas brasileiros seja aceito no Hall da Fama, representando com muito orgulho e merecimento o nosso país. Mas, caso não aconteça, com certeza Guga já é inesquecível para todos nós no mundo do esporte, tanto como atleta quanto pessoa. Temos muito orgulho de tê-lo como ídolo do tênis. Parabéns ao Gustavo Kuerten!!!


Confira abaixo alguns número de Guga e o último ponto de sua carreira:
Nome: Gustavo Kuerten
Altura: 190 cm
Mão: Direita (Esquerda com uma mão)
Premiação na carreira: $ 14.807.000
Simples:
Vitórias-Derrotas: 358-195
Títulos: 20
Melhor Ranking: N° 1 (4 de Dezembro de 2000)
Em Grand Slams:
Australian Open: 3ª Rodada (2004)
Roland Garros: Campeão (1997, 2000, 2001)
Wimbledon: Quartas-de-Final (1999)
US Open: Quartas-de-Final (1999,2001)
Duplas:
Vitórias-Derrotas: 108-95
Títulos: 8
Melhor Ranking: N° 38 (13 de Outubro de 1997)
Em Grand Slams:
Australian Open: Quartas-de-Final (1999)
Roland Garros: Quartas-de-Final (1998)
Wimbledon: 1ª Rodada (1999,2000)
US Open: 1ª Rodada (1997, 2003, 2004, 2007)





Um comentário:

  1. Filipe, com certeza Guga vai ser aceito, tem história para isso, sem contar que é uma pessoa extraordinária.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir