sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Liverpool e Manchester: As transferências entre eles


Seguindo os posts que antecipam o grande clássico Liverpool e Manchester United, que ocorrerá amanhã, falarei agora sobre os jogadores que se transferiram de um clube para o outro diretamente. A rivalidade é enorme até mesmo quando se trata de dinheiro. A primeira troca foi em 1912 e, curiosamente, a última aconteceu em 1964. Desde então nenhum jogador foi envolvido diretamente, apenas houve uma proposta em 2007.

Pois então, em Agosto de 1912, Tom Chorlton, um defensor inglês foi o primeiro a se transferir do Liverpool para o Manchester United. Chorlton se destacou na equipe da terra dos Beatles, jogando de 1904 até 1912, fez 117 jogos. Até que se transferiu para o United, sendo pouco aproveitado e disputando apenas 4 jogos. No ano seguinte, em Novembro de 1913 já tivemos a segunda transação entre os rivais. Foi a vez de Jackie Sheldon sair do United e ir em direção ao Liverpool. O meio campista inglês, assim como nosso amigo de cima, se destacou mais nos Reds. Jogou de 1910 até 1913 nos Diabos, fazendo apenas 26 aparições. Depois que se transferiu para o Liverpool, Sheldon se destacou fazendo 147 partidas e 20 gols, além disso chegou ao vice campeonato da FA Cup. Por problemas de lesão, foi obrigado a se aposentar cedo.

Sete anos depois veio mais uma transferência. Foi a vez do atacante escocês Tom Miller. O jogador teve grande sucesso com a camisa dos Reds, marcando 56 gols em 146 jogos. Tom estava presente e ajudou o Liverpool a chegar até a final da FA Cup em 1914, quando perderam na final para o Burnley. Até que no ano de 1920, Miller trocou o Liverpool pelo Manchester numa transferência com o valor de 2.000,00 Libras. Sua passagem pelos Diabos renderam 7 gols em 25 jogos. Novamente outra transferência veio a ocorrer no ano seguinte. Foi a vez de Fred Hopkin, inglês ponta esquerda sair do United e ir para o Liverpool. Foi mais um jogador que teve maior destaque na cidade dos Beatles. Hopkin fez 74 jogos com a camisa do United, entretanto com o Liverpool as aparições foram 360, durante 10 anos. Fred Hopkin se aposentou em 1932 jogando pelo Darlington.

Ainda nos anos 20, Thomas Reid ou apenas Tommy Reid, atacante escocês se transferiu do Liverpool para o United. Reid jogou quatro temporadas pelos Reds, fez 30 gols em 55 jogos. E após ser emprestado ao Oldham Athletic, Tommy foi para os Diabos Vermelhos, onde marcou 67 gols.

Já nos anos 30, tivemos duas transferências e ambas saindo do Liverpool. Em Janeiro de 38, o defensor Ted Savage, nascido na Inglaterra, já havia disputado 105 jogos pelos Reds, onde ficou 7 temporadas, se mudou para Manchester. Sua passagem pelo United foi simplesmente apagada. O jogador fez apenas 5 jogos com a camisa vermelha. Já em Novembro do mesmo 1938, foi a vez de Alleby Chilton. O zagueiro, também inglês, que começou como amador no Liverpool, não disputou nenhuma partida oficial com a camisa dos Reds. Pouco aproveitado foi para o United, onde ficou até a temporada 1955. Sim, foram 17 anos defendendo a o Manchester United. Todos esses anos lhe renderam 352 partidas, marcando apenas 3 gols. O defensor conseguiu alguns feitos interessantes. Além de ter sido capitão na temporada 53-54, Chilton perdeu apenas 13 jogos em nove temporadas. Em 1955 se transferiu para o Grimsby Town, fez 63 jogos e se aposentou.

Para finalizar, tivemos mais duas transações. As duas foram do United para o Liverpool. A primeira em 1954, onde Thomas McNulty foi para o Liverpool pelo valor de 7.000,00 de Libras. O inglês ajudou o United a vencer o campeonato de 1952. O fato triste de McNulty não fica para sua carreira como jogador, mas sim, por ter morrido com apenas 49 anos, sem sabermos os motivos. E, finalmente, em Abril de 1964, Phil Chisnall encerrou as transferências entre os dois clubes. Após jogar 47 partidas e marcar 10 gols pelo United, o atacante inglês se transferiu para o Liverpool num negócio avaliado em 25.000,00 Libras. Não se destacou pelos Reds, fez apenas 8 jogos e marcou 2 gols. O destaque veio mesmo a partir de 1967, quando jogava pelo Southend United.

Agora sim para finalizar, é válido lembrar alguns jogadores que já estiveram em ambos os lados, mas não foram diretamente negociados entre os clubes, ou seja, tiveram passagens por outros clubes nesse meio termo. É o caso de Paul Ince, Peter Beardsley e, mais recentemente, Michael Owen, que atualmente está no Manchester United. E como eu havia dito antes, em 2007, o Liverpool fez uma proposta ao United por Gabriel Heinze, zagueiro argentino. A proposta foi recusada e o motivo foi apenas um: Heinze só sairá para um clube do exterior.

Enfim, deu para perceber que poucos jogadores se transferiram de um clube para o outro. A rivalidade é enorme até mesmo nesse sentido. Sabe-se que a aceitação dos torcedores não será das melhores. Isso, lógico, é ajudado pelos clubes, por se recusarem a negociar. Fica aí mais um grande motivo desse jogo de amanhã ter um gosto especial e parar a Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário