quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Liverpool e Manchester: Os títulos que comprovam a rivalidade


Como eu já havia dito em um post anterior, sábado teremos Liverpool e Manchester United pela Premier League. E hoje e amanhã irei colocando algumas estatísticas que comprovam a importância desse grande jogo. No primeiro post falei a respeito dos confrontos gerais, mas focando também os jogos válidos pelo campeonato nacional. Neste post falarei a respeito dos títulos que ambos já conquistaram, dando mais um motivo de serem rivais.

Manchester United e Liverpool eram juntos os maiores vencedores do campeonato Inglês, até a última temporada. Ambos possuíam 18 títulos nacionais, porém apenas o United conseguiu vencer a nova fase, a fase Premier League. E, como eu disse, estavam empatados até a última temporada, afinal o Manchester conquistou o título da Premier League de 2010-11, ultrapassando os Reds. Será a primeira vez que os dois times vão se encontrar após esse fato.

Mudando um pouco de competição, mas ainda na Inglaterra, o Manchester United também tem vantagem na FA Cup. Os Diabos possuem 11 títulos ganhos contra 7 do Liverpool. A conquista mais recente do Liverpool nessa competição foi em 2006, quando após empate no tempo normal com o West Ham, conseguiram vencer nos pênaltis. Já para o United, a última vez que vieram a levantar a taça da FA foi em 2004, quando foram campeões em cima do Millwall, vencendo por 3 a 0. Ainda em copas, pela Copa da Liga a vantagem se altera. O Liverpool possui 7 títulos, mas já não conquista a competição desde 2003, quando venceram o Manchester na final. Já o United possui apenas quatro títulos da competição, e foram campeões recentemente, na temporada 2009-10 ganhando do Aston Villa. Para finalizar as copas nacionais, o Manchester leva vantagem na Community Shield, tendo 19 títulos contra 15 do Liverpool.

Mudando para o âmbito europeu, chegamos as competições que são desejadas por todos do Velho Continente. Voltando um pouco no tempo, temos a Taça dos Campeões de Taças, extinta competição continental, que entre esses dois clubes que estamos destacando, foi vencida apenas pelo Manchester United, na edição de 1990-91. Pela Copa da Uefa, atual Europa League, a vantagem é total do Liverpool. Os Reds venceram três vezes a competição, sendo a mais recente em 2001. O United nunca venceu tal torneio. Pela Liga dos Campeões, a Uefa Champions League, a vantagem também é da terra dos Beatles. O Liverpool, que venceu pela última vez em 2005, possuem cinco títulos continentais. Já o Manchester possui três, tendo como a mais recente conquista em 2008. Mas vale a pena ressaltar que o United chegou três vezes a final, nas últimas quatro edições. E, pra concluir no continente, a SuperCopa da Europa também é de vantagem do Liverpool, que tem 3 títulos contra apenas 1 do Manchester.

Para terminar os títulos, falaremos das competições mundiais. O interessante é que é justamente por causa dessas competições mundiais que existe diferença de títulos entre as equipes. Somando todas as conquistas acima, temos um empate de 58 títulos para cada. Mas o Manchester United ultrapassa o Liverpool em duas taças. A Copa Intercontinental, também extinta, já foi conquistada pelo United. Foi em 1999, quando os Diabos venceram o Bayern de Munique pela UCL. Encontraram o Palmeiras de Marcos, Arce, Alex, Zinho e outros, que havia vencido a Libertadores em cima do Deportivo Cali. Enfim, o jogo foi disputado em Tóquio, como de costume. A partida terminou 1 a 0 para o United, com gol de Roy Keane. Seria o primeiro título mundial do Manchester. E em 2008, já com a nova edição do Mundial, sendo conhecido como Mundial de Clubes da FIFA, o Manchester encontrou com a LDU, que tinha vencido o Fluminense na final da Libertadores. E foi mais um título com 1 a 0, com gol de Rooney. Assim, o United chegou ao segundo título mundial.

Enfim, as duas equipes são gigantes em termos de títulos. Já conquistaram praticamente tudo que disputaram. E, além disso, possuem muito equilíbrio no número de conquistas. Com os dois títulos mundiais do Manchester, a vantagem é dos Diabos, com 60 títulos a 58 dos Reds. Deu pra perceber mais um motivo para esses clubes serem tão rivais e, com certeza, proporcionar disputas emocionantes em qualquer torneio que se encontrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário